MELGAÇO SEMPRE

Criar uma Loja Virtual Grátis

FREGUESIA DE REMOÃES

FREGUESIA DE REMOÃES

HISTÓRIA

     A Freguesia de Remoães, é uma das mais pequenas do distrito de Viana do Castelo, (ocupa cerca de 96 ha). Porém são terras de grande valor, tanto nos aspectos turísticos e históricos como nos aspectos agrícolas (compõe-se essencialmente de terras férteis face à sua localização em zona ribeirinha tanto do rio Minho como do rio Folia) . Cerca de três quilómetros separam esta freguesia da sede do concelho a que pertence, a vila de Melgaço. É confrontada a norte com o rio Minho, tendo Espanha  na outra margem,  a nascente  com a  Freguesia de Prado,  a sul  e a poente faz limite, com a Freguesia de Paderne.

    É de referir, que a freguesia de Remoães partilha com a freguesia de Paderne, as Termas do Peso ou de Melgaço, onde se concentra uma importante actividade turística. Aí encontra-se o rio Folia que divide esta freguesia de vizinha Paderne. Encontra-se, também a atravessá-lo a Ponte da Folia que é de origem  romana ..

    O Monte de Prado é outra das riquezas que esta freguesia possuí e que divide com a freguesia de Prado. Aí prova-se a antiguidade desta terra visto que têm sido encontrado vestígios arqueológicos de identificação castreja.

    Ainda a respeito da história desta  freguesia, no livro "Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo" diz textualmente:

« Até 1258, não se encontra documentação relativa a Remoães.

Apenas nas terceiras Inquirições de D. Dinis, do ano de 1307, é mencionada, reconhecendo o inquiridor régio a Remoães o privilégio de "honra".

Américo Costa descreve-a como vigairaria anexa à freguesia de São Paio de Melgaço e da apresentação do abade desta última, antes de se tornar independente.

Em termos administrativos pertenceu, em 1839, à comarca de Monção e, em 1874, à de Melgaço».

    Nos aspectos económicos da sobrevivência do povo desta freguesia estão desde há muitos séculos a pesca e a agricultura. Actualmente sobressaem-se a cultura do vinho alvarinho e a pesca da lampreia que aqui no extremo norte do país e já com  o rio Minho afastado cerca de 75 km da foz dizem se pescar as melhores espécies deste peixe.

    No  campo do património legado pelos antepassados, e ainda com importância no sector da pesca artesanal é de se  referir  as "Pesqueiras" no rio Minho.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




 

 




Total de visitas: 17424