AMIGOS DE CEVIDE
Esta cache está localizada nas mesmas coordenadas que o Marco de Fronteira n.º 1, que é onde começa Portugal. Por isso as coordenadas dadas são exactamente as que estão registadas no IGEOE, assim que encontrarem o Marco de Fronteira 'facilmente' descobrem o esconderijo da cache.
Para chegar ao Marco de Fronteira n.º 1, depois de estacionar na zona indicada, é só seguir a placa com a indicação. Essa placa vai guiar-vos por uma caneja (termo muito usado localmente para indicar um caminho estreito) que no passado era usado para aceder ao Porto de Bregote, através do qual era possível a travessia do rio Minho entre os dois lados da fronteira. Esta travessia era usada pela população em geral, e era também uma das rotas locais de contrabando.
Cevide é uma localidade de Portugal conhecida por ser o lugar mais setentrional de Portugal. Situa-se no distrito de Viana do Castelo na freguesia de Cristoval em Melgaço, junto ao rio Minho.
Ao chegar a Cevide já uma placa indica que estamos perto do lugar mais a norte de Portugal, situa-se na freguesia de Cristoval, concelho de Melgaço. A localidade está agora quase deserta com apenas quatro habitantes. Foi a habitual migração do interior para o litoral e também o fim do contrabando que ditou a redução da população nesta região.
Além de vos trazer ao ponto mais a Norte de Portugal, também é objectivo desta cache trazer-vos a mais um bonito recanto do nosso país. Que além de algumas peculiares características (dizem os locais que se ouve cantar os galos de 3 províncias: Minho, Pontevedra e Ourense) também é um lugar de espectacular repouso no conforto da Natureza.
Marco de fronteira n.º 1
Um marco de fronteira é um marco físico robusto que identifica o limite de uma linha de fronteira terrestre ou a mudança na direcção dessa linha limítrofe. São normalmente usados para marcar pontos críticos na linha de fronteira entre estados ou subdivsões suas, mas também podem servir para marcar o limite de terrenos privados onde vedações ou muros são pouco práticos ou desnecessários. São normalmente feitos de pedra ou betão e colocados em pontos notáveis ou especialmente visíveis do terreno. É também comum que tenham informação inscrita com a identificação dos territórios em cada lado e uma data de colocação.